Nunca foi tão importante reflorestar o mar para manter a vida das pessoas e a natureza no planeta. A cada hora que passa perdemos 2 campos de futebol de pradarias marinhas. Mas é possível reverter este rumo.
Podemos preservar as pradarias que ainda temos em Portugal. Este é o objetivo da Ocean Alive.
Todos podemos ser Guardiãs e Guardiões do Mar.
MBWAY
917915595
TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
IBAN: PT50 0018 0003 3930 6691 0202 0
PAYPAL E/OU CARTÃO DE CRÉDITO
Os donativos à Ocean Alive conferem benefícios fiscais no âmbito do mecenato cultural. Para informações e envio de recibo de donativo, escreva-nos: donativos@ocean-alive.org
Reflorestar o mar
© Marinha Portuguesa
Reflorestar o Mar significa, em primeiro lugar, preservar as florestas marinhas que ainda existem. Antes de plantar ou semear é preciso limpar as ameaças às pradarias marinhas: a má qualidade da água, as âncoras e a pesca destrutiva. Um mar com florestas ajuda-nos a combater a perda da biodiversidade e as alterações climáticas. Imaginem se conseguíssemos devolver ao mar as suas florestas… Este é o nosso trabalho no estuário do Sado.
Olhamos para o estuário como uma paisagem que resulta da conectividade das suas florestas marinhas; pradarias, sapais, algas e recifes de ostras. Com esta visão desenvolvemos projetos de conservação e restauro.
Saiba mais sobre estas florestas e descubra onde existem pradarias marinhas em Portugal.
O impacto do seu donativo
© Gustavo Figueiredo
Nos 10 anos da nossa história, colocámos as pradarias marinhas no mapa. Demo-las a conhecer; mostrámos onde estão e influenciámos políticos e decisores a reconhecer a sua importância.
Mudámos comportamentos, mobilizámos a comunidade e voluntários para limpar o mar.
Valorizámos a sabedoria das mulheres da comunidade piscatória criando empregos que protegem as pradarias marinhas. Hoje, as Guardiãs do Mar transbordam o estuário e inspiram outras mulheres das rias e dos mares.
Este é o nosso caminho: profissionalizar as Guardiãs do Mar e envolver uma maior comunidade para preservar as pradarias marinhas em Portugal.
Levanta-nos o sonho de Juntos Reflorestar o Mar.
Guardiões das pradarias
© Ocean Alive
As pradarias marinhas estão em declínio, são dos habitats com mais valor e menos conhecidos.
A Ocean Alive criou um plano de ação para responder à perda das pradarias. O Programa Guardiões das Pradarias procura o apoio de empresas e cidadãos para assegurar o mapeamento de 23 pradarias marinhas do estuário do Sado, pelas Guardiãs do Mar. A área mapeada totaliza 133 ha de pradarias marinhas.
Consulte o programa, conheça cada uma das pradarias e contribua para a sua conservação!