CONHEÇA A LOCALIZAÇÃO
DAS PRADARIAS MARINHAS DO ESTUÁRIO DO SADO
PraDARIAS MARINHAS DO ESTUÁRIO DO SADO
Este é o mapeamento das pradarias marinhas do estuário do Sado realizado pela Ocean Alive desde 2019. Ao todo, identificámos cerca de 31 pradarias e mapeámos 29.
A área mínima mapeada pela Ocean Alive é de 190,91 hectares, o que, por aproximação, representa um stock de carbono azul de 3.823,93 toneladas de carbono por 10 cm de sedimento.*
Nos últimos quatro anos, registámos um aumento de 35,62 hectares na área total das nove pradarias marinhas monitorizadas com os mesmos métodos**, um sinal positivo da recuperação destas florestas marinhas no estuário do Sado.
Na mais recente temporada de mapeamento (2023/2024), mapeámos 19 pradarias marinhas utilizando seis metodologias: marcação GPS a pé, de barco, em apneia, em mergulho, e a partir de imagens de drone e satélite. Os mapeamentos foram conduzidos pela nossa equipa em colaboração com quatro Guardiãs do Mar, monitoras das pradarias marinhas.
Saiba mais sobre o Programa Guardiões das Pradarias e faça parte da preservação destas florestas marinhas e da biodiversidade que elas sustentam!
*Valor baseado no valor máximo da estimativa média de stock de carbono registada nos primeiros 10 cm do sedimento e na biomassa da planta; assume 100% de cobertura da pradaria, baseado em pradarias de Z. noltei da Ria de Aveiro, fonte: Sousa A.I. et al., 2019. Blue Carbon stock in Zostera noltei meadows at Ria de Aveiro coastal lagoon (Portugal) over a decade. Scientific Reports, 9:14387.
**Identificação das 9 pradarias marinhas mapeadas com os mesmos métodos: Cabeça Nova; Carraca; Catita; Costado de Manteiga; Glória; lha do Cavalo; Tremelga e Vale de Éguas.