CAMPANHA MARISCAR SEM LIXO
Conheça a história da Campanha
Responde ao problema global do plástico no oceano e visa sensibilizar os mariscadores do lingueirão para não deixarem as embalagens de sal fino vazias na maré.
A Campanha de Sensibilização e Limpeza das margens do estuário do Sado Mariscar SEM Lixo tem três eixos: ações de sensibilização direta aos mariscadores realizadas por uma rede de Guardiãs do Mar, mulheres da comunidade piscatória que foram capacitadas como agentes de sensibilização; ações mensais de limpeza do estuário com voluntários; e uma rede de agentes locais para implementar soluções que evitam o plástico no oceano (através da sensibilização, da valorização do plástico e de outros resíduos recicláveis e da colocação de contentores nos locais de mariscagem).
A Mariscar SEM Lixo é um dos compromissos voluntários inscritos na Oceans Conference das Nações Unidas (#OceanAction15410) para a concretização do objetivo 14 do desenvolvimento sustentável. Desde o início da campanha, em março de 2016, todos os meses, limpamos o estuário do Sado, com voluntários da comunidade, de escolas ou de empresas.
Em cada ano, realizamos 3 grandes ações de sensibilização e limpeza que envolvem a comunidade piscatória e voluntários.
A campanha Mariscar SEM Lixo tem como parceiros estruturantes a Fundação Oceano Azul, o Oceanário de Lisboa e a Oak Foundation . Com o seu financiamento, implementámos as grandes ações, a capacitação e os rendimentos de uma rede de mulheres da comunidade piscatória agentes de sensibilização. Atualmente, a sensibilização e envolvimento da comunidade local é assegurada pelo financiamento das empresas que participam na campanha através de ações de voluntariado empresarial.
Um financiamento inesperado da Oak Foundation permitiu assegurar a manutenção da rede de mulheres da comunidade piscatória que são agentes de sensibilização no ano de 2019.
A Campanha Mariscar SEM Lixo foi vencedora da 10ª edição dos Green Project Awards (2017) na categoria iniciativa de mobilização.