CONSERVAÇÃO E RESTAURO DA PRADARIA DA PONTA DO ADOXE
©Fotos 1,2 e 3: Ocean Alive.
©Foto 4: Ranna
Promover a pradaria da Ponta do Adoxe como um aquário natural para a divulgação das pradarias marinhas.
Reconhecimento da pradaria marinha da Ponta do Adoxe como um símbolo da preservação de florestas marinhas e inclusão na Rede Natura 2000.
Início:
Maio 2021
Fim:
Projeto em curso
O projeto de conservação e restauro da pradaria marinha da Ponta do Adoxe, no estuário do Sado, responde a 2 problemas: a falta de reconhecimento do valor da pradaria na reflorestação marinha e a ausência de ordenamento na gestão dos seus serviços, usos e ameaças. Nos primeiros anos do projeto, criámos conhecimento científico base para caracterizar e monitorizar a pradaria; criámos uma recomendação ao governo para incluir a pradaria na Rede Natura 2000, promovemos o conhecimento da importância dos benefícios dos serviços de ecossistema da pradaria junto dos veraneantes, da comunidade educativa e de decisores; sensibilizámos a comunidade nauta, piscatória, as empresas marítimo-turísticas, para as boas práticas voluntárias de navegação e de gestão da navegação na pradaria. O impacto deste trabalho permite-nos agora trabalhar com as entidades decisoras no ordenamento dos usos e ameaças da pradaria, promover o apadrinhamento das entidades e comunidade educativa pela sua conservação e monitorização e ter um papel mais forte em influenciar as entidades governamentais e europeias para atribuir um estatuto de proteção à pradaria.
FINANCIAMENTO:
Uma iniciativa da Ocean Alive co-financiada pela União Europeia, no âmbito do projeto LIFE23-NAT-PT-RESTORESEAGRASS, pela Câmara Municipal de Grândola e pelo Continente Eco (2021-2023).
Recomendação - preservação da pradaria da Ponta do Adoxe e inclusão na Rede Natura 2000.
Folheto e Cartaz - Boas práticas de navegação para proteger as pradarias marinhas.
Biodiversidade na pradaria da Ponta do Adoxe
Ações do projeto






Enquadramento nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Caracterizar a pradaria marinha e desenvolver soluções para sua proteção, envolvendo decisores, agentes locais e a comunidade, com o objetivo de integrá-la na Rede Natura 2000.
Promover a literacia das florestas azuis através de ações de educação marinha para a comunidade escolar e público veraneante, realizadas na pradaria marinha da Ponta do Adoxe, no âmbito do programa "Adote uma Pradaria".
Criar oportunidades de emprego para as Guardiãs do Mar como guias marinhas, valorizando e promovendo a sua sabedoria tradicional sobre o estuário do Sado.
Preservar e proteger a pradaria da Ponta do Adoxe, um sumidouro natural de carbono azul com enorme valor para a reflorestação marinha do estuário do Sado.