Ocean Alive Camp Summer School

 
 
 
 

Vincular o oceano no futuro dos jovens

 

O Ocean Alive Camp Summer School nasceu do sonho de proporcionar aos jovens uma experiência de vida transformadora, que vincule o oceano no seu futuro.  

Através da promoção do conhecimento científico e da ligação sensorial ao mar, este curso de verão pretende alavancar nos jovens a consciência do valor dos ecossistemas marinhos e das ameaças que enfrentam, e empoderá-los na construção de soluções colaborativas.

Os participantes integram o projeto de sustentabilidade com a comunidade local Guardiãs do mar e contribuem diretamente para o seu impacto. A experiência no seio deste projeto é inspiradora e dá-lhes ferramentas que poderão aplicar no seu futuro, independentemente da área académica e profissões que venham a desempenhar.

O curso tem a mentoria da equipa da Ocean Alive, ligação com a comunidade local, e a participação de professores e investigadores convidados. Para além de conhecimento, são partilhadas experiências de vida, paixões e visões, promovendo competências técnicas e interpessoais: pensamento crítico, criatividade, comunicação e colaboração.

O programa do curso é adaptado a cada grupo de estudantes. As atividades incluem aulas, atividades hands-on, atividades de laboratório, protocolos científicos, e atividades aquáticas como ferramentas para explorar a vida marinha, em contacto próximo com a cultura local e a comunidade piscatória.

O Ocean Alive Camp é realizado em Setúbal, uma das mais belas baías do mundo. A cidade localiza-se junto à Reserva Natural do Estuário do Sado, uma área importante para a conservação da natureza, e ao Parque Natural da Arrábida, um hotspot de biodiversidade marinha e a primeira área marinha protegida a ser implementada em Portugal.   

PÚBLICO-ALVO: Jovens (14-25 anos)

DURAÇÃO: Variável (3-12 dias)

Língua oficial: Inglês

Inclui: Aulas, atividades, materiais pedagógicos, alojamento e alimentação

©Sílvia Tavares

©Sílvia Tavares

 
 

 

A primeira edição do Ocean Alive Camp decorreu em 2017, inserido no curso “Aquatic ecosystems and sustainability” do CIEE. Participaram 55 jovens do ensino secundário dos E.U.A., divididos em dois campos.

Estes são alguns dos seus testemunhos:

 
While we were in Portugal we cleaned up trash at a small fishery located in the Sado Estuary, we really saw first hand the problem. During the program we were asked to create a power talk on a subject we had been studying (we chose plastic waste in the ocean) (…) we decided to start a non-profit for our project.
— Whitney , Madeline, Lily and Antara, students and Elimiwaste founders, 2017
Wow I can’t believe it’s been 3 years! I think about my experience at least once a week, I’m so thankful for y’all and everything you thaught me and all the friendships made on that trip.
— Antara Dalley, 2020
(Raquel and Sílvia) Two of the most compassionate people I know. Their love for the ocean/all waterways sparked a new perspective on how I view the ocean and it’s cool creatures.
— Ivana, 2017 edition student

 
 
 

A segunda edição do Ocean Alive Camp decorreu em 2019. Foram realizados dois campos, um dos quais dedicado a jovens com mais de 18 anos.

O Ocean Alive Summer Course decorreu em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal. Participaram 16 jovens, um pouco de todo o mundo, selecionados entre mais de 400 candidatos. Esta edição só foi possível com o apoio do programa de bolsas do Santander.

 
 
 

“The Ocean Alive course is unique. This holistic programme is filled with activities that teach you about the ocean, our planet, culture and local communities, other people and yourself. I absolutely loved the course and the inspiration people I met and would encourage anyone with big dreams of protecting our ocean to apply.”

 
 
DSC_1698-web.jpg
 
IMG_5636-web.jpg
 
 

Os estudantes descreveram o curso numa palavra:

Enlightening; Nourishing; Awesome; Unforgettable; Life-changing; Meaningful; Different