Cart 0

CAMPANHA MARISCAR SEM LIXO

 
 

Seja um Voluntário pelo Mar!
Participe na Mariscar SEM Lixo,
dia 21 de Abril de 2024

A Mariscar SEM Lixo está de volta! Participe e seja um Voluntário pelo Mar! Junte-se a nós, no dia 21 de abril, para mais uma grande ação de limpeza e sensibilização – portos palafíticos da Carrasqueira e Possanco, no estuário do Sado. Vamos limpar o lixo marinho das margens do estuário com a comunidade local.
.
Programa e inscrições aqui: https://forms.gle/MWtbuiofaKkJE5d78

Inscreva-se até dia 17 de abril!

 

Conheça a história da Campanha

Responde ao problema global do plástico no oceano e visa sensibilizar os mariscadores do lingueirão para não deixarem as embalagens de sal fino vazias na maré. 

A Campanha de Sensibilização e Limpeza das margens do estuário do Sado Mariscar SEM Lixo tem três eixos: ações de sensibilização direta aos mariscadores realizadas por uma rede de Guardiãs do Mar, mulheres da comunidade piscatória que foram capacitadas como agentes de sensibilização; ações mensais de limpeza do estuário com voluntários; e uma rede de agentes locais para implementar soluções que evitam o plástico no oceano (através da sensibilização, da valorização do plástico e de outros resíduos recicláveis e da colocação de contentores nos locais de mariscagem).

A Mariscar SEM Lixo é um dos compromissos voluntários inscritos na Oceans Conference das Nações Unidas (#OceanAction15410) para a concretização do objetivo 14 do desenvolvimento sustentável. Desde o início da campanha, em março de 2016, todos os meses, limpamos o estuário do Sado, com voluntários da comunidade, de escolas ou de empresas.

Em cada ano, realizamos  3 grandes ações de sensibilização e limpeza que envolvem a comunidade piscatória e voluntários.

A campanha Mariscar SEM Lixo tem como parceiros estruturantes a Fundação Oceano Azul, o Oceanário de Lisboa e a Oak Foundation . Com o seu financiamento, implementámos as grandes ações, a capacitação e os rendimentos de uma rede de mulheres da comunidade piscatória agentes de sensibilização. Atualmente, a sensibilização e envolvimento da comunidade local é assegurada pelo financiamento das empresas que participam na campanha através de ações de voluntariado empresarial.

 
 
oceanario_logo2.png
 
 
 

Um financiamento inesperado da Oak Foundation permitiu assegurar a manutenção da rede de mulheres da comunidade piscatória que são agentes de sensibilização no ano de 2019.

 
 
 
 
 

A Campanha Mariscar SEM Lixo foi vencedora da 10ª edição dos Green Project Awards (2017) na categoria iniciativa de mobilização.

 
 
afs_Selo_VencedorGPA2017-06_web.png
 
 

A história que estamos a mudar

Dina_web.jpg
 
 

Testemunhos das agentes de sensibilização.

“Eu levava a garrafa de água para o mar e não a trazia, hoje se achar uma trago-a. Vejo que outras pessoas daqui estão a fazer o mesmo” Fátima Ricardo, pescadora da Carrasqueira

“Antes safávamos* as redes no mar e jogávamos fora o lixo. Agora já não, pomos num saquinho e trazemos. As pessoas ficaram mais perto do ambiente. Vejo que mesmo quando encontram lixo no chão apanham.” *retirar os detritos da rede Helena Bacalhau, pescadora da Carrasqueira

“Quando eu era pequenina morava numa barraca à borda do estuário e até o lixo doméstico deitávamos para o rio. Sou mariscadora e deixava as embalagens de sal. Hoje sou guardiã do mar e agente de sensibilização, estamos a mudar a mentalidade das pessoas.” Marta Dias, mariscadora profissional

“Estou mais sensível ao problema do plástico no mar e sinto-me com responsabilidade em mudar o comportamento das pessoas” Dina Santos, guarda de aquacultura

“Eu sabia que o lixo afetava o mar. Com a Ocean Alive fiquei a saber os efeitos do lixo na vida marinha e quando falo disto aos meus colegas consigo sensibilizá-los. As pessoas que mais gostam de mim têm orgulho e acho que sou um exemplo diferente das outras pessoas da minha idade” Inês Santos, estudante

 
 
 
 

Ações emblemáticas da Campanha

 
 

2023

26 de Março

   GRANDE AÇÃO DE
SENSIBILIZAÇÃO E LIMPEZA
DOS PORTOS PALAFÍTICOS DA
CARRASQUEIRA E DO SAPAL
DO POSSANCO
LINK FOTOS

2020

1 de Março

GRANDE AÇÃO DE
SENSIBILIZAÇÃO E LIMPEZA DO
PORTO PALAFÍTICO DA
CARRASQUEIRA
Link Fotos

2019

24 de Fevereiro

GRANDE AÇÃO DE
SENSIBILIZAÇÃO E LIMPEZA DO
PORTO PALAFÍTICO DA
CARRASQUEIRA
Link Fotos


2018

12 de Outubro

GIRO DE SETÚBAL
RETIRADA DE REDES DO
PORTO PALAFÍTICO DA CARRASQUEIRA
LINK FOTOS

11, 12 e 13 de Agosto

36ª AÇÃO MARISCAR SEM LIXO
GRANDE AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO À COMUNIDADE PISCATÓRIA
LINK FOTOS

22 de Julho

35ª AÇÃO DE LIMPEZA
ILHAS DO CAMBALHÃO
E DO CAVALO
LINK FOTOS

20 de Maio

33ª AÇÃO DE LIMPEZA
DO ESTUÁRIO DO SADO
PRAIA DA GRAÇA
LINK FOTOS

30 de Março

GRANDE AÇÃO
DE SENSIBILIZAÇÃO
AOS MARISCADORES
LINK FOTOS

18 de Fevereiro

GRANDE AÇÃO DE
SENSIBILIZAÇÃO E LIMPEZA DO
PORTO PALAFÍTICO DA
CARRASQUEIRA
Link Fotos


2017

16 de Setembro

AÇÃO DE LIMPEZA DO
CAMBALHÃO, CAVALO E MOURISCA
LINK FOTOS

12, 13, 14 de Agosto

GRANDE AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO
DA COMUNIDADE PISCATÓRIA
FESTA DA Nª SRª DO ROSÁRIO DE TRÓIA
LINK FOTOS

14 de Abril

GRANDE AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO DOS MARISCADORES
DO ESTUÁRIO DO SADO
SEXTA-FEIRA SANTA
LINK FOTOS

19 de Fevereiro

AÇÃO DE LIMPEZA E SENSBILIZAÇÃO
DO PORTO PALAFÍTICO
DA CARRASQUEIRA
LINK FOTOS


2016

14 de Outubro

GIRO DE SETÚBAL
LINK FOTOS


A Campanha em números

2018

2020

2023

OceanAlive_MariscarSemLixo_background.png