CAMPANHA MARISCAR SEM LIXO

 
 

Responde ao problema global do plástico no oceano e visa sensibilizar os mariscadores do lingueirão para não deixarem as embalagens de sal fino vazias na maré. 

A Campanha de Sensibilização e Limpeza das margens do estuário do Sado Mariscar SEM Lixo tem três eixos: ações de sensibilização direta através de uma rede de Guardiãs do Mar, mulheres da comunidade piscatória agentes de sensibilização, ações mensais de limpeza com voluntários e uma rede de stakeholders que visa implementar soluções que evitam o plástico no oceano (através da sensibilização, da valorização do plástico e de outros resíduos recicláveis e da colocação de contentores nos locais de mariscagem).

A Mariscar SEM Lixo é um dos compromissos voluntários para concretizar o objetivo 14 do desenvolvimento sustentável, inscritos na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (#OceanAction15410).

Em 2017 e 2018, realizámos 6 grandes ações e criámos uma rede de agentes de sensibilização formada por mulheres da comunidade piscatória que conta agora com 6 mulheres. Este feito foi alcançado com o financiamento e apoio da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa. Em 2019 contamos com o seu apoio para a realização da grande ação na sexta-feira santa.

 
 
oceanario_logo2.png
 
 
 

Um financiamento inesperado da Oak Foundation permite assegurar a manutenção da rede de mulheres da comunidade piscatória que são agentes de sensibilização no ano de 2019.

 
 
 
 
 

A Campanha Mariscar SEM Lixo foi vencedora da 10ª edição dos Green Project Awards na categoria iniciativa de mobilização.

 
 
afs_Selo_VencedorGPA2017-06_web.png