Captura de ecrã 2016-06-1, às 21.52.59

OCEAN ALIVE CAMP . Summer School. Formar jovens para a protecção do Oceano 

Uma semana de formação multidisciplinar que proporciona uma visão global dos problemas que afectam a sustentabilidade de um Oceano saudável em equilíbrio com as necessidades humanas. Capacitamos os jovens para a protecção do Oceano através de ferramentas, experiências e conhecimentos. Investimos na sua visão e não só na sua ocupação. Proporcionamos actividades que os levam a conhecer os serviços do Oceano para o nosso dia a dia, envolvemos os jovens na redução da pegada no Oceano gerada pela nossa forma de vida, proporcionamos conversas inspiradoras com cientistas e mulheres pescadoras do estuário do Sado e um ambiente de diversão e de espírito de equipa e liderança. É por isso que o Ocean Alive Camp tem como parceiro a Unesco (Comité Português para o Programa Internacional de Geociências (IGCP-UNESCO) e tem os enquadramentos internacionais da Década da Biodiversidade e do Ano Internacional para o Entendimento Global.

As actividades que compõem o campo incluem: aprender a identificar os golfinhos do Sado, mergulhar com óculos e tubo (apneia) e observar ao microscópio (o fitoplancton) para descobrir a biodiversidade marinha, conversar com cientistas, conhecer de onde vêm os peixes que comemos e aprender a pescar com mulheres pescadoras, fazer voluntariado para a limpeza das praias, andar de canoa, observar pirilampos e estrelas e planetas através do telescópio.

Reserva Natural do Estuário do Sado e Parque Marinho da Arrábida (Setúbal); das 9h30 às 18h, o último dia inclui jantar e sessão nocturna com os pais. Campo de férias aberto. Segunda a sexta. Idades: 10+ . Datas de 18 a 22 de Julho 2016. Ponto de encontro em Lisboa: estação de comboios de Entrecampos. Asseguramos o acompanhamento dos participantes com um monitor na viagem de comboio Lisboa/Setúbal/Lisboa. inscrições: info@ocean-alive.org | 918467059 | 917915595

______________________________________________________________________________________________________

Captura de ecrã 2016-07-25, às 01.54.15

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MARINHA da Ocean Alive.

O programa de EDUCAÇÃO MARINHA da Ocean Alive é dirigido a escolas e municípios e tem como parceiro a UNESCO – Comité Português para o Programa Internacional de Geociências (IGCP-UNESCO). As actividades que oferecemos enquadram-se na iniciativa “Guardiãs do Mar”, da Ocean Alive. Têm como guias mulheres pescadoras do estuário do Sado e biólogas marinhas da equipa da Ocean Alive.

O nosso programa educativo oferece aos PROFESSORES conhecimentos complementares aos conteúdos curriculares, sobre a Literacia dos Oceanos, em particular sobre o mar de Portugal. Proporcionamos aos ALUNOS experiências diversificadas e autênticas para conhecer o Oceano.

Informações e inscrições: E-mail

______________________________________________________________________________________________________
O OXIGÉNIO DO MAR QUE EU RESPIRO: oficina de ciência marinha e expressão artística

Uma das mais originais actividades do nosso programa de educação marinha. Trata-se de uma oficina de ciência marinha que tem como complemento a dança, a voz e a expressão plástica, para a realização de um concerto e um bailado sobre a vida do fitoplâncton marinho. Esta oficina foi originalmente concebida para o Programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio da Iniciativa Oceanos. Pode ser realizada quer na escola quer a bordo, ou idealmente num jardim! precisamente para desmistificar o conceito errado que são as florestas que nos fornecem o oxigénio que respiramos.

Captura de ecrã 2015-11-24, às 15.40.40
LIXO MARINHO: transformar comportamentos
Formação de professores, acções de educação marinha e limpeza de praias.
Não há nenhum aluno ou professor que tenha participado nas nossas ações que fique indiferente para o problema do lixo marinho. Cada pedaço de lixo que retiramos da praia dá-nos a recompensa de poder salvar um animal.
Captura de ecrã 2015-11-28, às 15.56.22
PROJECTOS FINANCIADOS para escolas
Levar a educação marinha às escolas que nunca teriam possibilidade de chegar até nós, é uma das nossas prioridades. Para concretizar esta ambição, a Ocean Alive candidata projectos de educação marinha a financiamentos ou faz parcerias com entidades financiadoras.
1. “Skeleton Sea Seedlings – Keep the Ocean clean”  um projecto de educação marinha, transformar o lixo marinho em arte, promovido pelos artistas da Skeleton Sea em parceria com os agrupamentos escolares de Mafra e Ericeira e a Ocean Alive. Este projecto é financiado pelas EEA GRANTS. Consulte os detalhes do projecto e da formação de professores no site dos Skeleton Sea.
2. “Há mar no mercado”, visitas interactivas ao mercado do peixe de Setúbal para escolas locais, no âmbito do protocolo com a Câmara Municipal de Setúbal.
praia26mai - 050