CAMPANHA de SENSIBILIZAÇÃO e LIMPEZA DE PRAIA, no estuário do Sado: MARISCAR SEM LIXO.

No âmbito da iniciativa “Guardiãs do Mar” da Ocean Alive, a campanha “Mariscar SEM Lixo” tem como objectivo acabar com o mau hábito dos mariscadores em deixar as embalagens de plástico de sal fino na maré, depois de usarem o sal para apanhar lingueirão. Esta campanha visa eliminar a contaminação do ecossistema das pradarias marinhas do estuário do Sado pelo plástico introduzido pela comunidade piscatória e lúdica local, através da mariscagem.

A Campanha “Mariscar SEM Lixo” foi finalista da iniciativa mobilização dos Green Project Awards 2016, atualmente constitui um dos compromissos voluntários (Ocean Action#15410), inscritos na Conferencia dos Oceanos das Nações Unidas, decorrida em Junho passado.

Todos os meses a Ocean Alive organiza ações de limpeza de praia e sensibilização, realizadas por voluntários e com o apoio de entidades locais, com a visão de um estuário do Sado limpo e mantido pela comunidade costeira local. Para além disso, a campanha tem uma componente de sensibilização dentro da comunidade piscatória local e outra de mobilização dos stakeholders para a implementação de soluções que visam diminuir a entrada de plástico no Oceano, a partir do estuário do Sado.

Participe, seja um “Voluntário pelo Mar”, inscreva-se: oceanalive.info@gmail.com.

Desde Março de 2016 foram realizadas 26 ações nas quais participaram 2024 voluntários que abordaram 1868 mariscadores, retiraram do estuário do Sado 36870 embalagens de sal e mais de 30 toneladas de lixo.

Em 2017, a campanha “Mariscar SEM Lixo” ganha escala.

Para além da parceria da Unesco, a campanha tem agora o patrocínio do Oceanário de Lisboa e da Fundação Oceano Azul e, com este novo apoio,  realizámos 3 grandes ações de impacto na comunidade piscatória, criar uma rede de boas práticas na comunidade piscatória do Sado, através de mulheres pescadoras “Guardiãs do Mar”, uma rede de stakeholders, com vista a implementar soluções e uma consciência comum para o problema do plástico no Oceano.

Grandes Ações da Campanha “Mariscar SEM Lixo” 2017

A primeira grande ação de impacto foi a limpeza do porto palafítico da Carrasqueira, realizada em Fevereiro passado ao longo de 3km das margens do estuário do Sado, onde participaram 155 voluntários, incluindo 84 pescadores e pessoas das povoações da Carrasqueira / Poçanco / Comporta. Neste dia foram retiradas 6,6 toneladas de lixo, dos quais 620kg de resíduos recicláveis. Como impacto desta ação hoje há pescadoras e pescadores da comunidade da Carrasqueira que deixaram de atirar para o mar o seu lixo e que inclusivamente trazem para terra o lixo que vem nas redes. Posteriormente será agendada a limpeza do fundo do porto palafítico.

A segunda ação de impacto foi a Grande Ação de Sensibilização aos Mariscadores, no estuário do Sado, na sexta-feira santa, dia 14 de Abril, data em que é tradição ir mariscar. Neste dia foram contados pelo menos 1020 mariscadores no estuário do Sado. A ação foi realizada 67 voluntários, distribuidos por 9  pontos de mariscagem, em terra e nos baixios. Foram sensibilizados 864 mariscadores e retirados das margens do estuário 73 sacos com resíduos, dos quais 32 foram conduzidos para a reciclagem.

A terceira ação de impacto foi a Grande Ação de Sensibilização à Comunidade Piscatória do estuário do Sado que decorreu durante a Festa da Nossa Senhora do Rosário de Tróia, nos dias 12, 13 e 14 de Agosto. Esta ação teve como meta sensibilizar um grande número de pessoas ligadas à pesca no estuário do Sado e costa adjacente: abordámos todos os acampamentos da festa, sensibilizámos 269 mariscadores e 557 membros da comunidade piscatória para o problema do lixo resultante desta festa, resultando numa grande diminuição do lixo, comparativamente com o passado. Com a ajuda de mais 66 voluntários locais retirámos das margens da Caldeira de Tróia 1100kg de lixo antigo e 1746 embalagens de sal.

Rede de pescadoras agentes de sensibilização

A rede de mulheres da comunidade piscatória agentes tem como função catalisar a mudança de comportamentos dos seus pares. Hoje 12 das cerca de 45 mulheres pescadoras têm um compromisso contratual ou voluntário com a campanha “Mariscar Sem Lixo”.  Desde Junho, todos os meses, a Ocean Alive organiza ações de sensibilização direta aos mariscadores, com voluntários e pescadoras recrutadas. Realizámos 8 ações de sensibilização direta com 19 voluntários e sensibilizámos mais 200 mariscadores.

Captura de ecrã 2017-12-5, às 13.00.26

Rede de stakeholders

Os resultados mais importantes desta rede são: a colocação de um ecoponto amarelo no cais palafítico da Carrasqueira pela empresa Ambilital, a colocação de 5 contentores de lixo em locais de mariscagem na margem Norte do estuário do Sado, pela CM de Setúbal, a colocação de pop ups de sensibilização nos supermercados Jumbo e Pingo Doce de Setúbal, a parceria da empresa de comércio de isco “Valbaits” na sensibilização dos mariscadores e a parceria das associações de pescadores locais nas ações de sensibilização.

Informação geral sobre a Campanha “Mariscar Sem Lixo”

Captura de ecrã 2017-02-18, às 10.21.29

2.1

Captura de ecrã 2016-08-22, às 17.13.12

Captura de ecrã 2016-08-22, às 17.16.44
Captura de ecrã 2016-08-22, às 17.19.28

Captura de ecrã 2016-08-22, às 17.21.00

 

DESTAQUES

Cartaz da 14ª Ação da Campanha, Abril de 2017

Voluntário pelo mar b-01

  • 8ª Ação da Campanha decorreu no dia 14 de Outubro de 2015, onde a limpeza do lixo das margens do estuário foi realizada por mais de 300 voluntários, colaboradores de empresas associadas do GRACE que participaram no GIRO de Setúbal, co-organizado pela Ocean Alive. O GIRO é um evento de voluntariado empresarial promovido pela associação GRACE e neste ano, teve o tema “O mar é GIRO”.  Os voluntários participaram na criação do início de uma instalação, formada por milhares de embalagens de sal, que se destina a sensibilizar o público em geral, e em particular os mariscadores, para o volume de plástico que polui o mar, devido ao mau hábito em deixar embalagens de sal na maré. A instalação é feita em parceria com a artista Susana António / projeto “A Avó Veio trabalhar” e está prevista ser colocada em Setúbal.

captura-de-ecra-2016-10-16-as-00-34-21

captura-de-ecra-2016-10-16-as-00-34-49

captura-de-ecra-2016-10-16-as-00-35-26

  • Dia Mundial dos Oceanos (8 Junho 2017)

Captura de ecrã 2017-12-5, às 12.36.21

  • Fim de semana Dia Nacional Limpeza de Praia (17 Setembro 2017)
    Captura de ecrã 2017-12-5, às 12.35.09
     

Apoios e Parcerias

A Campanha “Mariscar SEM Lixo” é patrocinada pelo Oceanário de Lisboa e pela Fundação Oceano Azul. Tem o patrocínio regular da da Liberty Seguros para o seguro de acidentes dos voluntários e da Atlantic Ferries na passagem dos voluntários da campanha e o apoio dos municípios locais (CM de Setúbal, Alcácer do Sal e Grândola), das autoridades marítimas e portuárias locais (APSS e da Capitania do Porto de Setúbal) e da Reserva Natural do Estuário do Sado. Para operacionalizar esta campanha contribuíram pontualmente, um grande número de outros apoios e entidades. A  Ocean Alive agradece a confiança depositada na nossa missão em transformar os comportamentos da comunidade para melhores práticas na mariscagem!

 

 

Puppy Party